segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Escolas de Samba


Uma paixão antiga e presente até hoje na minha vida: Escolas de Samba. Simplesmente adoro, vou confessar, não sou uma exímia frequentadora das quadras não, as vezes vou na quadra da Viradouro, minha escola de coração, mas a minha paixão mesmo é assistir aos desfiles, seja na televisão, ou melhor ainda, na Marquês de Sapucaí. Assistir as escolas mostrando todo o seu esplendor em diversas alas e carro alegóricos, ouvir o samba-enredo e contemplar as baterias que marcam a cadencia da escola na avenida. Sensações indescritíveis, uma paixão de verdade. Então resolvi fazer um post para conhecer um pouco mais da história das escolas de samba.


Escola de samba é um tipo de agremiação de cunho popular, que se caracteriza pelo canto e dança do samba, quase sempre com intuito competitivo. Sendo um tipo de associação originário da cidade do Rio de Janeiro, as escolas de samba se apresentam em espetáculos públicos, em forma de cortejo, onde representam um enredo, ao som de um samba-enredo, acompanhado por uma bateria; seus componentes - que podem ser algumas centenas ou até milhares - usam fantasias alusivas ao tema proposto, sendo que a maioria destes desfila a pé e uma minoria desfila sobre "carros", onde também são colocadas esculturas, além de outros adereços.



As escolas de samba mais conhecidas são as da cidade do Rio de Janeiro e sua região metropolitana que desfilam no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, e as de São Paulo, que desfilam no Sambódromo paulistano.


Estas escolas, realizam um espetáculo considerado suntuoso, que atrai turistas de várias partes do mundo. Porém, há escolas de samba em quase todos os estados brasileiros e em muitos países do mundo. São consideradas uma das principais, se não a principal vitrine do carnaval brasileiro, e atualmente vêm ganhando cada vez mais um aspecto cênico, com alguns componentes executando dramatizações teatrais, e coreografias. Nesse aspectos surgem as alas coreografadas e pode-se destacar os espetáculos cada vez maiores das comissões de frente.


A aparição das escolas de samba está ligada à própria história do carnaval carioca em si, bem como da criação do samba moderno. Foram os sambistas do Estácio, com a fundação da Deixa Falar, em 1928, que organizaram as bases das atuais escolas de samba, entre eles Ismael Silva, na sua idéia de criar um bloco carnavalesco, diferente, que pudesse dançar e evoluir ao som do samba. Data de 1929 o primeiro concurso de sambas, realizado na casa de Zé Espinguela, onde saiu vencedor o Conjunto Oswaldo Cruz, e do qual também participaram a Mangueira e a Deixa Falar. Alguns consideram este como sendo o marco da criação das escolas de samba.

Ao longo do tempo as escolas de samba foram evoluindo e Em 1984, no Rio de Janeiro, durante o Governo de Leonel Brizola, foi criado o Sambódromo, um espaço definitivo para a apresentação das escolas de samba, obra muito criticada pelas Organizações Globo. A recém-criada Rede Manchete transmite o desfile e alcança o primeiro lugar em audiência. Anos depois, em São Paulo, a prefeita Luiza Erundina fez o mesmo, criando o Sambódromo do Anhembi.



Um desfile de escola de samba é marcado pelo conjunto. Um bom enredo expresso através de um bela samba enredo, que possa ser claramen te retratado pelas fantasias e pelos carros alegoricos, aliado a boa evolução da comissão de frente, do casal de mestre sala e porta bandeira e da bateria. Uma escola de samba precisa que todos esses critérios convivam harmoniozamente para que os jurados possam consagra-la campeã.

Mas, entre todos os aspectos que constroí uma escola de samba um me chama mais atenção: a bateria. Chega a arrepiar quando ela começa a tocar, e se for a da minha Viradouro então, aí mesmo que o coração bate mais forte. Um sonho meu é certamente desfilar tocando em uma bateria, mas agora vamos conhecer um pouco mais sobre o coração de uma escola de samba.

É uma espécie de orquestra com instrumentos de percussão, que devem acompanhar o canto e conduzir o ritmo do desfile. Quanto mais rápido e em ritmo mais forte a bateria toca, mais rápido os integrantes costumam desfilar, havendo portanto uma associação vital entre este quesito e o quesito evolução.


No Grupo Especial Carioca, cada escola possui, atualmente, uma média de 250 a 300 instrumentistas.No quesito bateria, devem ser avaliados "a manutenção regular e a sustentação da cadência da Bateria em consonância com o Samba-Enredo; a perfeita conjugação dos sons emitidos pelos vários instrumentos; a criatividade e a versatilidade da Bateria".

Costumam fazer parte de uma bateria de escola de samba os seguintes instrumentos: Surdo de primeira, surdo de segunda, surdo de terceira, caixa de guerra, repique, chocalho, tamborim, cuíca, agogô, reco-reco, pandeiro, e prato. Há variações nesta composição, por exemplo, a Mangueira não utiliza o surdo de segunda, só o de primeira, enquanto o Império Serrano dá destaque aos agogôs.



Nos anos 1960, surgiram as "paradinhas" do Mestre André, famoso diretor da Mocidade Independente de Padre Miguel, que, na verdade, foi o criador deste "efeito musical".



O efeito musical acontecia durante o desenrolar do desfile, em determinado momento, geralmente quando era executado o refrão do meio, subitamente parava de tocar, deixando o samba só no cavaquinho e na voz dos componentes, para retornar em seguida, de modo surpreendente e emocionante.

O efeito esperado, considerado belíssimo pela crítica, é também arriscado, pois aumenta as chances de que o samba "atravesse", termo utilizado pelos sambistas para designar falhas, geralmente graves, cometidas pelos componentes da escola, que retornam no ponto errado da letra do samba em detrimento dos demais que estão cantando "junto" com o interprete (puxador) da escola.

Em 1997 a sensação do desfile foi a bateria da Viradouro sob o comando do Mestre Jorjão que em diversos momentos durante o desfile, executou o ritmo do funk por alguns instantes.


Isso é um desfile de escola de samba, um espetáculo nacional, uma demonstração de guarra, união e amor pela sua agremiação. Uma grande festa que desbrumbra os olhos de milhares de brasileiros e estrangueiros a cada ano, sempre com novidades, novos enredos e sambas maravilhosos. Esse é o nosso carnaval!

Um comentário:

  1. Ah o Carnaval!! Ele não é apenas uma paixão... é um estado de espírito.
    Todos os tamborins no carreteiro juntos rsrsrs, as paradinhas, os desenhos ai ai ai tudo é lindo.
    Estou esperando vc mocinha pra sair na bateria da nossa Viradouro, mas vc enrola que é uma beleza.

    ResponderExcluir