terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Aniversário!!!


Essa semana é o meu aniversário, acho que isso todos já sabem né, eu ligo para todos, mando msm, messagens no face e no orkut, isso tudo para ninguém esquecer... rs. E esse post é para lembrar mais uma vez do meu aniversário... brincadeirinha... na verdade hoje vim falar sobre essa data tão emblemática, que comemoramos tão corriqueramente, mas que quase ninguém dedica-se realmente a analisar o seu significado. Então vamos falar sobre... Aniversário!!!

Aniversário é a repetição do dia e do mês em que se deu determinado acontecimento. Num sentido mais geral, refere-se à comemoração de periodicidade anual de qualquer evento importante, como o nascimento de alguém, a morte de uma personalidade, o fim de uma ditadura ou uma batalha.


É um evento comemorado por muitos tipos de cultura ao redor do mundo. No Brasil, em aniversários de nascimento de uma pessoa, é comum que se faça uma festa e todos cantem ao aniversariante a canção "Parabéns pra você".

Em algumas culturas, o aniversário é comemorado 9 dias após a data de nascimento, o que traria mais sorte e felicidade no ano seguinte.

Nas comemorações de aniversário é comum ter convidados da família e amigos.



Alimentos bastante comuns são: bolo, brigadeiro doce, beijinhos de coco, cajuzinho, olho-de-sogra, outros doces, salgadinhos, refrigerantes, e outros tipos de bebida.

Numa festa é comum, principalmente em aniversários infantis, que se tenha balões, chapéus de papelão, pratos e talheres plásticos e normalmente as pessoas colocam painéis temáticos e tecidos atrás da mesa. Eventualmente palhaços, mágicos ou outros tipos de artistas são contratados para animar a festa.

Exemplos de Aniversários

Aniversário natalício: também chamado de dia de nascimento, data de nascimento, aniversário de nascimento ou simplesmente aniversário. Dia correspondente ao do nascimento da pessoa ou aniversário desse dia. Em alguns lugares, o aniversário do nascimento da pessoa, especialmente de uma criança, é celebrado com festa e presentes;

Aniversário de Casamento: dia correspondente a data de casamento de uma pessoa, data esta, celebrada anualmente.
 
Portanto, existem várias comemorações de aniversários, mas uma pergunta fica no ar, qual foi a origem dessa comemoração? 
 

Bem, aí vaí a resposta...

 Os vários costumes de celebração de aniversários natalícios das pessoas hoje em dia têm uma longa história. Suas origens acham-se no domínio da mágica e da religião. Os costumes de dar parabéns, dar presentes e de celebração - com o requinte de velas acesas - nos tempos antigos eram para proteger o aniversariante de demônios e garantir segurança no ano vindouro.
 

Até o quarto século, o cristianismo rejeitava a celebração de aniversário natalício como costume pagão. Os gregos dizem que cada um tinha um espírito protetor ou gênio inspirador que assistia seu nascimento e vigiava sobre ele em vida. Este espírito tinha uma relação mística com o Deus em cujo aniversário natalício o indivíduo nascia. Os romanos também endossavam essa ideia.
 
O costume de acender velas nos bolos começou com os gregos. Bolos de mel redondos como a lua e iluminados com velas eram colocados nos altares do templo de Ártemis. As velas de aniversário, na crença popular são dotadas de magia especial para atender pedidos. Acreditava-se também que as saudações natalícias tinham poder para o bem ou para o mal, porque a pessoa neste dia supostamente estava perto do mundo espiritual.



Depois de saber um pouco mais sobre o aniversário, desejo a todos que tem uma data a comemorar, um feliz aniversário e especialmente, um feliz aniversário natalício para mim é claro...

Ah, e não esqueçam os meus presentes heim. Até!

3 comentários:

  1. Parabénsss pelos 29 aninhosssss.... =)

    ResponderExcluir
  2. -radiante como a melodia do canto de um pássaro em uma manhã de sol,reluzente como a luz do luar na água do mar,assim é teu olhar....[do seu admirador]...bjsss

    ResponderExcluir
  3. Tem selinho lá no blog pra você!

    :*

    ResponderExcluir