sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Lugares... Porto Seguro


Se você procura um guia ou simplesmente uma companhia para viajar para Porto Seguro na Bahia, tenha certeza essa pessoa sou eu. Já fui seis vezes e pode acreditar vou lá novamente. Não sou maluca não, gosto mesmo de lá, e todas as vezes que fui foram ótimas. Já viajei com amigos, família, irmã, agregados e todas as vezes foram únicas, maravilhosas. De cada viagem guardo grandes e boas recordações. O passeio de escuna com minha família, o parque aquático com minha prima, as baladas da primeira vez que fui, as praias que curti com tantas pessoas, não dá nem pra enumerar. Bem, mas hoje eu vim postar sobre este lugar que praticamente é o quintal da minha casa e para aqueles que ainda não conhecem vão descobrir porque eu gosto tanto de ir lá... Então, vamos viajar para Porto Seguro!

Porto Seguro é um município situado no extremo sul da Bahia, estando localizado no Nordeste brasileiro. Divide com Santa Cruz Cabrália a primazia de ser o local de chegada dos portugueses ao Brasil. O município foi fundado em 1534. Possui cerca de 114.459 habitantes e está tombada em quase sua totalidade pelo patrimônio histórico, não sendo permitida a construção de prédios altos.


A cidade é hoje considerada um dos mais importantes pontos turísticos do Brasil, recebendo turistas oriundos do centro-sul do país e de países como Argentina, Portugal, Estados Unidos da América, Israel e França. O lugar conta também com uma ou duas dezenas de hotéis de luxo e centenas de hotéis e pousadas menores, mas de boa qualidade e ainda com um aeroporto internacional com capacidade para o pouso de aviões de porte semelhante aos dos Boeing 767 e Airbus A310.


Visitar o sítio histórico da Cidade Alta é quase uma obrigação para os milhares de turistas que chegam a Porto Seguro - cidade Monumento Nacional instituída por decreto presidencial em 1973. O passeio histórico pode começar pelo marco do Descobrimento, de onde se descortina uma das mais belas paisagens do litoral de Porto Seguro.

Na mesma área está a igreja de Nossa Senhora da Pena, construída em 1535 pelo donatário da capitania, Pero do Campo Tourinho. Mais adiante o Paço Municipal ou Casa de Câmara e Cadeia, datada do século XIII, uma das mais belas construções do Brasil Colônia. Nesse prédio funciona o Museu Histórico da Cidade ou Museu do Descobrimento.


O clima é sempre quente no verão, com picos de 42°C e ameno no inverno, com média de 25 graus e mínimas de 15 graus. O município de Porto Seguro conta com um extenso litoral, cerca de 85 km, de praias de areia fina, branca e sem nenhum tipo de poluição, que está dividido pela foz do Rio Buranhém, rio que conta com cerca de 500 m de largura na sua foz, em litoral norte e sul. O litoral norte possui uma infra-estrutura de nível internacional e o litoral sul também está chegando a esse nível.

Taperapuã é uma das praias mais movimentadas do município de Porto Seguro. Localizada à 7 quilômetros do centro de Porto Seguro ela é muito procurada por conter a maior número de barracas para se passar o dia à beira da praia. Taperapuã é uma das praias mais movimentadas do município de Porto Seguro.


A Infra-estrutura de Taperapuã favorece o agito. São enormes barracas com estrutura para restaurantes, palcos para shows de axé e lambaeróbica, ritmos que fazem muito sucesso na região. Os dançarinos e dançarinas nos palcos ensinam as coreografias que são seguidas pelos turistas e moradores locais em um clima de extrema descontração. A música animada acompanhada de alguns drinks e petiscos faz a alegria na praia de Taperapuã ser contagiante. O local ainda conta com uma ampla estrutura hoteleira e de pousadas.


Além de outras diversas praias espalhadas ao longo do seu litoral, existem diversos outros passeios que podem ser realizados em porto seguro no decorrer do dia: escunas, chalanas, visita ao parque marinho de recife de fora, ao parque aquático - localizado em Arraial da Ajuda - a aldeia dos índios Tapajós são algumas das atrações de Porto. Mesmo com o pôr-do-sol a agitação na cidade continua. Durante todo o ano, e especialmente no período de alta temporada, ocorre festas, shows e eventos por toda parte da cidade. Uma dessas festas ocorre na Ilha dos Aquários.



A Ilha dos Aquários é o cenário perfeito para quem ama os prazeres da vida e busca inesquecíveis momentos de diversão e felicidade. Uma fantástica ilha privativa, de 70.000 m², com um atraente e diversificado complexo de lazer.




São inúmeros ambientes a revelar recantos encantadores, cada um representando uma alegre surpresa. Todos envolvidos por uma iluminação e um toque especial que sugere uma surpreendente viagem a um lugar encantado de formas e cores. Dispõe nos ambientes: bares com atendimento personalizado, restaurante, praça de alimentação, etc. Além disso os visitantes da Ilha podem admirar os gigantecos aquarios que abrigam inúmeras espécies de peixes, inclusive tubarões.


As barracas localizadas na Praia de Taperapuã também é uma excelente opção de diversão noturna. Festas, shows e luaus ocorrem no decorrer da semana, sendo que, cada dia o evento é centralizado em uma das barracas, exceto durante a alta temporada, onde ocorrem eventos simultâneos nas barracas de Taperapuã, aí é só escolher a sua preferência e aproveitar a noite.

Para aqueles que preferem ficar no Centro de Porto Seguro durante a noite, opções de lazer também não iram faltar. No casario da cidade baixa, mais precisamente do local chamado "Passarela do Álcool", encontra-se repleto de bares, restaurantes, lojas de souvenirs e barracas do drink típico Capeta.



Existem ainda outras opções de lazer noturno, como as festas e luas que ocorrem am Arraial da Ajuda e Trancosos, particularmente recomendo o lual do Paracho ou a Prisão de Alcatraz, são muito legais.

Bem, Porto Seguro é assim, diversão, magia, sol, praia e muita gente bacana, quem ainda não conhece não sabe o que está perdendo e quem já passou por lá, pense bem senão vale a pena retornar. Boa Viagem!

5 comentários:

  1. Eita lugar bão! saudades desse paraíso

    ResponderExcluir
  2. Vamos embora Fehh... novamente!

    ResponderExcluir
  3. Paradisíaco, hein.. até me deixou tentada a explorar essa terrinha!!!
    Valeu pelas informações!!! Nada melhor do que referência de quem já foi e ainda se propõe a ser guia..rs

    ResponderExcluir
  4. essa viagem lembra nós 4! =)

    ResponderExcluir
  5. Ha quero muito ir de novo...e quero que seja melhor...lugar maravilhoso, e lembra nós 4 mesmo. =D, Bibi sempre dá dicas boas, sem falar no Shalimar que foi ela que escolheu né?...=D

    ResponderExcluir