terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Blocos de Carnaval

Carnaval.... um dos eventos mais aguardados do ano. No Brasil dizemos que temos carnaval o ano inteiro, e se bobiar temos realmente. Em cada parte do Brasil o carnaval tem suas peculiaridades, suas manifestações próprias, mas hoje venho postar uma dessas manifestações: os blocos carnavaléscos.



No Brasil, bloco carnavalesco é um termo usado para definir diversos tipos de manifestações carnavalescas populares, sendo geralmente usado para designar, de modo genérico, diversos tipos de agremiações de carnaval. Geralmente, o termo designa um conjunto de pessoas que desfilam no carnaval, de forma semi-organizada, muitas vezes trajando uma mesma fantasia, ou vestidas do modo que mais lhe agradar. Porém, ao longo do tempo, diversos grupos carnavalescos já foram genericamente chamados de blocos, havendo atualmente blocos que são mais parecidos com escolas de samba, outros mais parecidos com cordões, e outros de diversos tipos.


O Rio de Janeiro é um reduto dos blocos carnavaléscos. Este ano mais de 400 blocos irão alegrar o carnaval dos cariocas e dos turistas que lotam a cidade do Rio de Janeiro durante o período do carnaval. Assim, além de curtir as tradicionais escolas de samba, no Rio também se pode curtir um grandioso carnaval de rua.



Existem vários blocos tradicionais no Rio de Janeiro, mas um dos mais conhecidos é o cordão do bola preta. Suas cores são o Branco e o Preto, e o uniforme oficial é qualquer roupa branca com bolinhas pretas. muita gente vai fantasiada e até monta alas.
O Cordão foi fundado na Rua da Glória nº 88, e saiu pela primeira vez em 13 de dezembro de 1918. Último representante remanescente dos antigos cordões carnavalescos que existiam na cidade. Sua maior figura e diversas vezes seu presidente foi Francisco Carlos Brício, autor da compra em 1950 da sede atual do Cordão na Avenida Treze de Maio.
Desfila a partir das 9 horas do sábado de carnaval, pelas ruas do centro da cidade puxado por uma banda, com instrumentos de sopro e um vasto repertório conhecido de marchichas de carnaval. É considerado por alguns como um dos pontos mais fortes do carnaval de rua do Rio de Janeiro. Todo ano são dezenas de milhares de pessoas, cantando numa festa democrática, seguindo um trio elétrico pelo Centro da cidade.


Então, escolha o seu bloco e divirta-se pelas ruas do Rio de Janeiro, abaixo vão algumas dicas. Até lá!!!

Domingo 27- Escravos da Mauá – Concentração no Largo da Prainha às 10h
– Praça Mauá
Domingo 27 – Manga Bloco – Concentração na Av. Rio Branco às 14h – Centro
Domingo 27 – Bambas do Catete – Concentração na Rua do Catete às 14h – Catete
Domingo 27 – Blocão – Concentração no Posto 6 às 09h – Copacabana

Um comentário: