quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O Ano Novo!!!


O Ano-Novo ou Réveillon é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o "Ano-Novo". A celebração do evento é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo francês réveiller, que em português significa "despertar".

A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces - uma voltada para frente e a outra para trás.


O costume de festajar a chegava de um novo ano atravassou o tempo e chegou a era contemporânea. Nos países de calendário ocidental o ano novo é festejado no dia 1º de janeiro.

Em muitos países, as pessoas têm o costume de soltar fogos de artifício em suas casas, como é o caso de Portugal, do Brasil, dos Países Baixos e de outros países europeus.

Muitas pessoas tomam decisões de Ano-Novo, ou fazem promessas de coisas que esperam conseguir no novo ano. São comuns desejos e promessas como: perder peso, parar de fumar, economizar dinheiro, melhorar as notas na escola e arrumar um amor para suas vidas.

No Rio de Janeiro, a celebração mais famosa é a dos fogos de artifício em Copacabana. Milhões de cariocas e turistas de todo o mundo juntam-se nas ruas à beira-mar e nas praias para assistirem ao longo espectáculo, que começa pontuamente à meia-noite do novo ano, geralmente fazem oferendas ao deus do mar pedindo prosperidade.

Neste ano diversas atrações se apresentaram em quatro palcos montados na orla da praia de Copacabana, dentre as atrações destacam-se Zeca Pagodinho e Alcione, além de diversas baterias de escolas de samba carioca. Outros locais do Rio de Janeiro também farão queima de fogos e terão shows, por isso, vamos aproveitar essa virada de ano e renovar as nossas energias para 2011!

Um comentário:

  1. Feliz 2011!!!
    Tudo de bom pra vc!
    Muitas felicidades!!! amor paz!!!
    vamos definitivamente nos encontrar esse ano pra fz alguma coisa bem legal heimmm!!!

    2011 vou correr as 4 estações!!! =)
    bjksss

    ResponderExcluir