quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O Ano Novo!!!


O Ano-Novo ou Réveillon é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o "Ano-Novo". A celebração do evento é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo francês réveiller, que em português significa "despertar".

A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces - uma voltada para frente e a outra para trás.


O costume de festajar a chegava de um novo ano atravassou o tempo e chegou a era contemporânea. Nos países de calendário ocidental o ano novo é festejado no dia 1º de janeiro.

Em muitos países, as pessoas têm o costume de soltar fogos de artifício em suas casas, como é o caso de Portugal, do Brasil, dos Países Baixos e de outros países europeus.

Muitas pessoas tomam decisões de Ano-Novo, ou fazem promessas de coisas que esperam conseguir no novo ano. São comuns desejos e promessas como: perder peso, parar de fumar, economizar dinheiro, melhorar as notas na escola e arrumar um amor para suas vidas.

No Rio de Janeiro, a celebração mais famosa é a dos fogos de artifício em Copacabana. Milhões de cariocas e turistas de todo o mundo juntam-se nas ruas à beira-mar e nas praias para assistirem ao longo espectáculo, que começa pontuamente à meia-noite do novo ano, geralmente fazem oferendas ao deus do mar pedindo prosperidade.

Neste ano diversas atrações se apresentaram em quatro palcos montados na orla da praia de Copacabana, dentre as atrações destacam-se Zeca Pagodinho e Alcione, além de diversas baterias de escolas de samba carioca. Outros locais do Rio de Janeiro também farão queima de fogos e terão shows, por isso, vamos aproveitar essa virada de ano e renovar as nossas energias para 2011!

Pensamento...


Para encerrar o ano aí vaí um pequeno pensamento.

"Não me façam ser o que não sou, não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente!"

(Clarice Lispector)

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

As 10 Músicas de 2010


Escutei dezenas de músicas este ano, algumas novas, outras antigas, algumas boas e outras confesso que achei horrorozas, mas existiram aquelas que foram as mais ouvidas, ou porque eu adorei, ou simplesmente porque elas tocam em todas as radios os lugares que fui. Então elegi as dez mais do meu ano... vamos a elas!

Começo do ano, Porto Seguro, como eu escutei essa música lá... sinceramente é a musica que mais me lembra Porto Seguro em 2010... Ela não é Axé, mas até parecia, tocou em diversos locais de Porto... nossa... Chora, Me Liga....

Chora, Me Liga - João Bosco e Vinícius

Não era pra você se apaixonar, era só pra gente ficar. Eu te avisei! Meu bem eu te avisei. Você sabia que eu era assim, paixão de uma noite que logo tem fim. Eu te falei meu bem eu te falei. Não vai ser tão fácil assim, você me ter nas mãos. Logo você que era acostumada, a brincar com outro coração. Não venha me perguntar, qual a melhor saída. Eu sofri muito por amor, agora eu vou curtir a vida. Chora, me liga, implora, meu beijo de novo. Me pede socorro, quem sabe eu vou te salvar. Chora, me liga, implora, pelo meu amor, pede por favor, quem sabe um dia eu volto a te procurar.

 Ainda falando em Porto Seguro vem aí meu nono lugar... Saia e Bicicletinha. Essa música foi mais tocada enquanto estive em Porto, assim, a letra é muito chata, mas é legalzinha de dançar.

Saia e Bicicletinha - Kaçamba

Ela ta de saia, de bicicletinha, uma mão vai no guidon, e a outra tapando a calcinha {bis}. Da um arrepio quando ela sai pedalando, mas tem uma mão na frente que tá sempre atrapalhando. Acho que ela tem medo do piriquito voar, por isso que ela não para de tampar. Eu não aguento mais essa situação, vamos liberar geral vamos tirar essa mão. Bota a saia e vem pra rua com sua bicicletinha, eu quero ver a cor da sua calcinha. Ela sai de saia, de bicicletinha, uma mão vai no guidon, e a outra tapando a calcinha{bis}.


Bem, o oitavo lugar vou reservar a uma música que acho sensacional e este ano ouvi vária e várias vezes, um grande encontro de duas vozes sensacionais da mpb, Ana Carolina e Maria Gadu com Mais Que a Mim.



Mais Que a Mim - Ana Carolina e Maria Gadu

Ouvi dizer que você tá bem, que já tem um outro alguém. Encontrei moedas pelo chão, mas não vi ninguém pra me abraçar, me dar a mão. Eu chorei sem disfarçar, quando vi seu carro passar. Vi todo o amor que em mim ainda não passou, eu já não sei bem aonde vou, mas agora eu vou. Tentei falar mas você não soube ouvir, tente admitir! Tentei voltar e pude ver o quanto errei, te amei mais que a mim, é em mais que a mim.

Músicas marcam momentos né, marcam fatos e lugares em nossas vidas. Bem, essa música me faz lembrar a Toca do Gambá, uma casa de samba muito legal que eu conheci este ano... e adorei. Tudo bem que essa músuica não é muito conhecida das pessoas em geral, mas quem gosta de samba certamente conheçe... Como Dizia o Mestre.

Como Dizia o Mestre - Benito de Paula

É, acaba a valentia de um homem, quando a mulher que ele ama vai embora. É, tanta coisa muda nessa hora, que o mais valente dos homens chora. É, acaba a valentia de um homem, quando a mulher que ele ama vai embora. É, tanta coisa muda nessa hora, que o mais valente dos homens chora. Diz que faz e acontece, que não tem medo de nada, levanta a voz, fala alto, maltrata a mulher amada. Quando ela cisma e vai embora, a montanha se desmancha e o mais valente dos homens, chora como criança.

Meu sexto lugar vai para uma regravação, que eu só ouvi no mês de novembro, mas adorei. Já adorava esse música, mas nessa nova versão do Grupo Tá na Mente ficou maravilhosa.... Se Eu Pudesse Conversar Com Deus.

Se Eu Pudesse Conversar Com Deus - Grupo Tá na Mente

Eu hoje estou tão triste, eu precisava tanto conversar com Deus. Falar dos meus problemas, também lhe confessar tantos segredos meus. Saber da minha vida e perguntar porque ninguém me respondeu. Se a felicidade existe realmente ou se é um sonho meu. Meu Deus não sei rezar, perdoe e por favor, perdi meu tempo aprendendo amar alguém que nunca soube o que é o amor. Eu sei que é impossível, mas eu queria tanto conversar com Deus. Nestas horas tão tristes só Deus me ajudaria a esquecer você. Mas sei que estou errado, sou eu quem devo meus problemas resolver. Meu rosto está molhado de lágrimas cansadas de chorar por você. Meu Deus não sei rezar, perdoe e por favor, perdi meu tempo aprendendo amar alguém que nunca soube o que é o amor.



Músicas também nos lembram pessoas, essa me lembra uma em especial... Não vou nem dizer o nome só vou colocar uma frase: " Alô exaltamaníacos, bora lá". Realmente, este ano o exaltasamba ressurgiu e emplacou grandes sucessos que os levaram a cantar com o Rei Roberto Carlos no seu especial de fim de ano, por isso dentre várias escolhi aquela que mais gostei... Tá Vendo Aquela Lua... Bora Lá!




Tá Vendo Aquela Lua - Exaltasamba

Te filmando eu tava quieto no meu canto. Cabelo bem cortado perfume exalando. Daquele jeito que eu sei que você gosta, mas eu te dei um papo e você nem deu resposta. Tudo bem um dia vai e outro vem, você deve estar pensando em um outro alguém, mas se ele te merecesse não estaria aqui. Não,Não,Não! Ou talvez você não queira se envolver, magoada tá com medo de sofrer, se me der uma chance não vai se arrepender. Não,Não,Não,Não,Não! Tá vendo aquela lua que brilha lá no céu, se você me pedir eu vou buscar só pra te dar. Se bem que o brilho dela nem se compara ao seu, deixa eu te dar um beijo vou mostrar o tempo que perdeu. Que coisa louca, eu já sabia, enquanto eu me arrumava algo me dizia, você vai encontrar alguém que vai mudar a sua vida inteira da noite pro dia.

Meu quarto lugar não é uma música nova que surgiu neste ano de 2010, mas certamente foi uma das que mais ouvi, ela ocupa um lugar cativo no meu mp3 e no meu celular, gosto da letra, gosto da cantora, simplesmente adoro... Na Sua Estante.

Na Sua Estante - Pitty

Te vejo errando e isso não é pecado, exceto quando faz outra pessoa sangrar. Te vejo sonhando e isso dá medo, perdido num mundo que não dá pra entrar. Você está saindo da minha vida e parece que vai demorar. Se não souber voltar, ao menos mande notícias, você acha que eu sou louca mas tudo vai se encaixar. Tô aproveitando cada segundo antes que isso aqui vire uma tragédia. E não adianta nem me procurar em outros timbres, outros risos. Eu estava aqui o tempo todo, só você não viu. E não adianta nem me procurar em outros timbres, outros risos. Eu estava aqui o tempo todo, só você não viu. Você tá sempre indo e vindo, tudo bem. Dessa vez eu já vesti minha armadura e mesmo que nada funcione, eu estarei de pé, de queixo erguido. Depois você me vê vermelha e acha graça, mas eu não ficaria bem na sua estante. Tô aproveitando cada segundo antes que isso aqui vire uma tragédia. E não adianta nem me procurar em outros timbres, outros risos. Eu estava aqui o tempo todo, só você não viu. E não adianta nem me procurar em outros timbres, outros risos. Eu estava aqui o tempo todo, só você não viu. Só por hoje não quero mais te ver, só por hoje não vou tomar minha dose de você. Cansei de chorar feridas que não se fecham, não se curam. E essa abstinência uma hora vai passar.



Podem dizer o que quiserem, mas eu gosto da Sandy ué. Desde da época que ela cantava com o Junior eu adorava ouvir as musicas deles, tenho as minhas preferidas, Inveja, A Estrela Que Mais Brilhar e Aprender a Amar, mas agora que a Sandy canta sozinha minha preferida e aquela que eu elegi como uma das top 10 do meu ano é Pés Cansados! Assim, quem nunca ouviu convido a prestar atenção na letra e se quiser no toutube tem o clip da música que ficou lindo.




Pés Cansados - Sandy

Fiz mais do que posso, vi mais do que aguento. E a areia nos meus olhos é a mesma que acolheu minhas pegadas. Depois de tanto caminhar, depois de quase desistir, os mesmos pés cansados voltam pra você. Eu lutei contra tudo, eu fugi do que era seguro. Descobri que é possível viver só, mas num mundo sem verdade. Depois de tanto caminhar, depois de quase desistir, os mesmos pés cansados voltam pra você. Pra você. Sem medo de te pertencer. Volto pra você. Depois de tanto caminhar, depois de quase desistir, os mesmos pés cansados voltam pra você. Meus pés cansados de lutar, meus pés cansados de fugir, os mesmos pés cansados voltam pra você. Pra você.

Se pensar bem ainda tem tantas músicas que gosto e que ouvi durante este ano de 2010, mas como este ano eu estou um pouco sambista e pagodeira elegi mais um para fazer parte das 10+. Na verdade aqui residiu uma dúvida enorme, qual delas postar, isso porque escolhi o Grupo Bom Gosto e ele tem várias músicas que eu adoro, A Amizade, 300 anos, Tanta Coisa Pra Falar, mas eu vou postar aquela que eu disse que para a minha amiga que era a minha música desse ano, especialmente por causa do refrão... então... Curtindo a Vida.

Curtindo a Vida - Bom Gosto

Quer saber tudo tem um porquê, tô legal, quero mais é viver. Antes só, do que ser infeliz, sei que vou encontrar diretriz pro meu coração... Enquanto eu não encontro eu vou curtindo a vida, enquanto eu não encontro eu vou tirando onda, enquanto eu não encontro eu vou beijando em boca. Enquanto eu não encontro eu vou badalando, enquanto eu não encontro eu vou pagodeando, enquanto eu não encontro eu sou da boemia, da lua. Guereguere, Guereguere, Guereguere, Guereguere. Guereguere, Guereguere, Guereguere, Guereguere. Guereguere, Guereguere, Guereguere. Da lua!

Chegou a hora da melhor do ano, momento bem difícil, bem mesmo, mas irei colocar aquela que eu mais ouvi este ano, ou melhor, que escutei quase todos os dias, ela ficou o ano todo gravada no meu celular e para a surpresa... é outro pagode... ou melhor uma seleção... rsrsrs. Então aí vaí elas!!!



Baixa Essa Guarda / Capaz de Tudo / Nunca Mais - Revelação

Num beijo molhado ninguém se conhece, no momento é só prazer. Depois de um adeus, quando o dia amanhece... eu começo a sofrer. Ai que desperta a paixao no meu peito e acelera o meu coração, então nao tem jeito e descubro pra nós a melhor solução. Baixa essa guarda encurta a distancia que existe entre eu e você.
Vou te falar a verdade que meu coração te escolheu pra viver. Procurei.. não encontrei... Mas todo amor... tem seu lugar, achei o meu, só quero me entregar.

Pra ganhar teu beijo sou capaz de tudo, de modificar até meu jeito de ser. Mata meu desejo que eu te dou meu mundo, deixa o amor entrar, deixa eu ser seu bem querer. Eu quero uma ida sem volta, eu e você lado a lado. Vamos viver o presente sem se importar com o passado. Essa paixão no meu peito nunca senti por ninguém. Guardo esse amor perfeito pra você meu bem. Me aceita que eu te aceito do teu jeito, me ama vou te amar pra toda vida, eu vejo em teu olhar um medo de dizer que quer ser a mulher da minha vida.

Nunca mais quero ver você triste assim, quando a gente briga é ruim. É melhor a gente tentar se entender, que é pro nosso amor não se perder. Magoei sem motivo o seu coração. Fui além.. da maldade peço perdão. Estou aqui na esperança de recomeçar, cheio de amor.. louco pra te beijar te abraçar. Quando a saudade bate no peito é assim, dói demais.. tira a paz ..deixa a gente incapaz de viver. Errar é humano e ninguém é perfeito meu bem. E não tem jeito eu não posso viver sem você.




Bem, espero que vocês tenham curtido a minha seleção, sei que música é algo bem pessoal, mas quem não gosta né, quem não gasta momentos parado prestando atenção nas letras, melodias e arranjos. Quem quiser deixe um comentário dizendo a música que marcou o seu ano de 2010 e que em 2011 possamos todos nós escutar outras novas e antigas músicas que marcarão novos momentos em nossas vidas.

Tá Escrito - Grupo Revelação


Grupo Revelação

To postando essa música porque eu acho que ela passa uma messagem positiva, de ir a luta, de acreditar, de buscar o que está escrito no seu caminho não importando os obstáculos que existam na sua estrada. É uma boa música para ser cantada nesse final de ano!




 

Tá Escrito

Quem cultiva a semente do amor,
Segue em frente não se apavora,
Se na vida encontrar sabor,
Vai saber esperar sua hora.

Quem cultiva a semente do amor,
Segue em frente não se apavora,
Se na vida encontrar sabor,
Vai saber esperar sua hora.

Às vezes a felicidade demora a chegar,
Aí é que a gente não pode deixar de sonhar,
Guerreiro não foge da luta não pode correr,
Ninguém vai poder atrasar quem nasceu pra vencer.

É dia de sol mas o tempo pode fechar,
A chuva só vem quando tem que molhar,
Na vida é preciso aprender se "colheu" tem que plantar,
É deus quem aponta estrela que tem que brilhar.

Ergua essa cabeça mete o pé e vai na fé,
Manda essa tristeza embora,
Basta acreditar um novo dia vai raiar,
Tua hora vai chegar.

Fim de Ano!!!

 

E o fim do ano bate a nossa porta, e se olharmos pra trás tantas coisas aconteceram ao longo deste ano, muitas boas, outras ruins, mas que fizeram parte da construção de nossas vidas. As vezes os dias passam e achamos que nada de novo aconteceu, que tudo está igual, mas não é verdade, se paramos para pensar algo novo acontece a cada dia, as vezes impercepitíveis naquele momento, mas acontecem e podem ser claramente observados depois.

Bem, nesse ano posso dizer que aprendi muitas coisas, e sinceramente outras tantas ainda estou tentando aprender. Conheci pessoas, me distanciei de outras, viajei, fui a shows, barzinhos, cinema, e olha só... ao teatro, que coisa feia heim, teatro, antes eu só tinha ido uma única vez.


Começei o correr, ou melhor, a me mexer no geral, voltei a nadar, e percebi o quanto fora de forma eu estava quando não consegui nem fazer 100m nadando direto, mas vou dizer, no final do ano consegui... vitória! Ah, e para quem não acreditava, corri os 5Km da prova de verão do circuito adidas, e mais, corri bem, sem sentir nada, o tempo pouco importa e a colocação também, o mais importante e o meu objetivo era completar a prova, e completei ganhando até uma medalha de participação, aí, outra vitória pessoal.


Bem, muitas outras coisas aconteceram, momentos de turbulências, em casa, na rua, na vida em geral, desses talvez fosse melhor nem lembrar, mas como eles fizeram parte do meu ano não poderiam deixar de ser citados aqui na minha pequena retrospectiva.

A faculdade continua firme e forte, bem não vou mentir, queria que ela acabasse logo, acho que já estou ficando velha para fazer uma faculdade... rs! Mas para estudar não, estudar é uma paixão minha, sei que esse ano a abandonei um pouco, mas estamos nos reencontramos e o ano que vem estudar é uma das coisas que mais quero fazer, tem gente que vai me chamar de louca, eu sei, mas não me importo, sou assim, gosto de estudar, fazer oq né!


Para finalizar quero agradecer a todas as pessoas que fizeram parte da minha vida ao longo desse ano, do jeito que foi, seja com uma grande ou com uma pequena participação, mas agradeço especialmente aos meus amigos de verdade, que sempre estiveram comigo, seja ao meu lado, seja me guardando em seus corações. Quero que o ano de 2010 seja lembrado por mim como um ano de aprendizado e que 2011 possa ser o ano que vier...

Me Leva - Diogo Nogueira



Já fiz um post anteriormente sobre o Diogo Nogueira, mas hoje estou novamente falando sobre ele, isso porque estava vindo trabalhar e escutei uma música, velha conhecida, mas desta vez ele estava numa voz diferente, e quem estava cantando? Diogo Nogueira. E vou dizer, do trecho Niterói-Rio a música tocou três vezes em rádios diferentes e como não podia deixar de ser a letra não saiu da minha cabeça, então estou postando.

Bem, a respeito da música ela é um samba clássico das antigas, mas adorei na voz do Diogo e para falar a verdade, eu adoro essa música. Valeu Diogo pela regravação!!!

Me Leva

Tudo nasceu de brincadeira
Nas cordilheiras da ilusão.
Veio num vento sem destino;
Amor menino fez paixão.

Foi me invadindo pouco a pouco,
Me deixou louco de prazer.
Depois sumiu no mesmo vento:
Fiquei aos poucos sem você...

Deixou marcado o seu sorriso,
Que não me deixa te esquecer.
E me tirou do paraíso,
Sem um sentido pra viver.

Me leva! Oh!, vento
Me leva pra ela!
Me leva!
Me faça ficar junto dela!

É desse amor que eu preciso;
Preciso e não posso esquecer:
Eu faço de tudo no mundo,
Pra não te perder.